Economia social e solidária: experiências educativas com base na cooperação e suas contradições
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2016.1019.09Palavras-chave:
Economia social, Economia solidária, Educação, Cooperação, Catadores de materiais recicláveisResumo
O tema deste artigo tem em seu cerne processos educativos inerentes a experiências de economia social e solidária. A reflexão parte da hipótese de que a economia social e solidária constitui, na cooperação entre sujeitos e coletivos, espaços privilegiados de educação. Os processos de educação e cooperação e a própria economia social e solidária, contudo, não estão livres de contradições. Para entender o proposto, apresentamos primeiro a conjuntura social da qual deriva a economia social e solidária. Posteriormente são descritas algumas experiências construídas solidariamente por catadores de materiais recicláveis. A partir do concreto nos é permitido refletir sobre a relação entre a educação e a cooperação, para, mais ao final, podermos aprofundar a temática criticamente, percebendo limites, problemas, possibilidades, potencialidades, contradições e questionamentos. Metodologicamente são importantes as experiências de educação e trabalho dos pesquisadores, além do embasamento na observação participante. Com o estudo, podemos afirmar que é fato que sujeitos e coletivos, ao participar de experiências solidário-coletivas, estão vivenciando a educação pela práxis, ou seja, os participantes se (re-)educam na condição de protagonistas, fazendo com que a economia social e solidária transcenda a fronteira do imediato.
Palavras-chave: economia social, economia solidária, educação, cooperação, catadores de materiais recicláveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.