Economia social e solidária: experiências educativas com base na cooperação e suas contradições

Autores

  • Paulo Alfredo Schönardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Nádia Scariot Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2016.1019.09

Palavras-chave:

Economia social, Economia solidária, Educação, Cooperação, Catadores de materiais recicláveis

Resumo

O tema deste artigo tem em seu cerne processos educativos inerentes a experiências de economia social e solidária. A reflexão parte da hipótese de que a economia social e solidária constitui, na cooperação entre sujeitos e coletivos, espaços privilegiados de educação. Os processos de educação e cooperação e a própria economia social e solidária, contudo, não estão livres de contradições. Para entender o proposto, apresentamos primeiro a conjuntura social da qual deriva a economia social e solidária. Posteriormente são descritas algumas experiências construídas solidariamente por catadores de materiais recicláveis. A partir do concreto nos é permitido refletir sobre a relação entre a educação e a cooperação, para, mais ao final, podermos aprofundar a temática criticamente, percebendo limites, problemas, possibilidades, potencialidades, contradições e questionamentos. Metodologicamente são importantes as experiências de educação e trabalho dos pesquisadores, além do embasamento na observação participante. Com o estudo, podemos afirmar que é fato que sujeitos e coletivos, ao participar de experiências solidário-coletivas, estão vivenciando a educação pela práxis, ou seja, os participantes se (re-)educam na condição de protagonistas, fazendo com que a economia social e solidária transcenda a fronteira do imediato.

Palavras-chave: economia social, economia solidária, educação, cooperação, catadores de materiais recicláveis.

Biografia do Autor

Paulo Alfredo Schönardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Paulo Alfredo Schönardie possui Licenciatura em História e Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí e Doutorado (Dr. phil.) em Ciências Sociais pela Universität Hamburg - UHH na Alemanha. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação na Unijuí com bolsa PNPD/Capes. É integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais - Geep/CNPq.

Nádia Scariot, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Nadia Scariot é socióloga e possui Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí. Atualmente realiza Doutorado em Educação nas Ciências na Unijuí com bolsa Capes. É integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais - Geep/CNPq

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Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Economia Social e Solidária: contribuições teóricas