Plano de negócio participativo em assentamentos rurais sustentáveis: uma estratégia de desenvolvimento socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2015.917.11Resumo
Este artigo apresenta um plano de negócio participativo realizado para melhoria da comercialização da castanha-do-brasil por extrativistas do Projeto de Assentamento Agroextrativista Botos, localizado no município de Humaitá, sul do Estado do Amazonas (Brasil). O objetivo do plano é identificar estratégias para a ampliação da renda das famílias a partir da exploração sustentável da castanha, aliadas à adoção de medidas favoráveis à conservação dos recursos naturais. O trabalho apresenta uma metodologia de planejamento participativo como ferramenta viável para utilização em programas ou projetos públicos que visem à melhoria e/ou implantação de negócios socioambientais comunitários em áreas de assentamentos rurais na Amazônia, implantados com a perspectiva de desenvolvimento comunitário.
Palavras-chave: plano de negócio participativo, extrativismo, castanha-do-brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.