O processo de participação e a Educação Popular na Economia Solidária: o caso do Projeto Esperança/Cooesperança

Autores

  • Gabriel Murad Velloso Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gustavo Fontinelli Rossés Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa dos Santos Medeiros UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2014.814.04

Resumo

Este trabalho objetivou identificar a metodologia de participação predominante no Projeto Esperança/Cooesperança, conforme o modelo proposto por Pretty et al. (1997), bem como conhecer o processo de Educação Popular no Projeto. O foco do estudo se deu no setor de hortifrutigranjeiros do Feirão Colonial, que é composto por 15 grupos de produtores rurais. Os principais resultados apontaram que, embora o grupo apresente características de outros modelos participativos, como passivo e consultivo, tem predominância do modelo de participação funcional, pois os agricultores participam formando grupos para atender objetivos predeterminados. Em se tratando de Educação Popular, o educador no Projeto tende a ser do tipo mais condutor, pois, mesmo existindo espaços para que participantes e coordenação possam interagir e refletir coletivamente, algumas decisões são centralizadas.

Palavras-chave: Economia Solidária, participação, Educação Popular.

Biografia do Autor

Gabriel Murad Velloso Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da UFSM

Gustavo Fontinelli Rossés, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da UFSM

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM

Vanessa dos Santos Medeiros, UFSM

Ex bolsista do projeto de pesquisa

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Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Economia Social e Solidária: experiências e sujeitos