O processo de participação e a Educação Popular na Economia Solidária: o caso do Projeto Esperança/Cooesperança
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2014.814.04Resumo
Este trabalho objetivou identificar a metodologia de participação predominante no Projeto Esperança/Cooesperança, conforme o modelo proposto por Pretty et al. (1997), bem como conhecer o processo de Educação Popular no Projeto. O foco do estudo se deu no setor de hortifrutigranjeiros do Feirão Colonial, que é composto por 15 grupos de produtores rurais. Os principais resultados apontaram que, embora o grupo apresente características de outros modelos participativos, como passivo e consultivo, tem predominância do modelo de participação funcional, pois os agricultores participam formando grupos para atender objetivos predeterminados. Em se tratando de Educação Popular, o educador no Projeto tende a ser do tipo mais condutor, pois, mesmo existindo espaços para que participantes e coordenação possam interagir e refletir coletivamente, algumas decisões são centralizadas.
Palavras-chave: Economia Solidária, participação, Educação Popular.
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