Alcance educativo das iniciativas locais de economia solidária no contexto de (des)colonialidade

Autores/as

  • Telmo Adams PPG EDUCAÇÃO UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2013.713.01

Palabras clave:

economia solidária, trabalho autogestionário, colonialidade, emancipação.

Resumen

Frente à crise do modo de produção capitalista, não desvinculado de heranças históricas nefastas da colonização e da colonialidade que hoje persistem, tende a universalizar-se o polo marginal da economia que amplia as contradições nas sociedades latino-americanas. Os setores da classe trabalhadora já excluídos ou em processo de exclusão são levados à submissão às formas perversas de exploração, seja assumindo estratégias de sobrevivência dentro da mesma lógica e mecanismos capitalistas, ou (re)criando práticas de reciprocidade ou de trabalho associado/cooperativado, sem contudo conseguir romper com os mecanismos da lógica capitalista. Problematizase a questão na perspectiva da (des)colonialidade com autores como Dussel, Quijano, Mignolo, Santos e outros. Neste contexto, analisam-se as experiências de economia solidária que se multiplicam como formas de resistência, de (re)invenção de outro paradigma de desenvolvimento, outro modo de vida individual e social onde se destaca a busca dos princípios educativos e de organização do trabalho autogestionário. Conclui-se que, apesar de sua fragilidade, articuladas com uma gama de movimentos sociais emancipadores, essas experiências podem contribuir para retomar um projeto integral de vida em sociedade, fortalecendo a utopia de uma sociedade radicalmente democrática e participativa, libertada da colonialidade.

Palavras-chave: economia solidária, trabalho autogestionário,colonialidade, emancipação.

Biografía del autor/a

Telmo Adams, PPG EDUCAÇÃO UNISINOS

Telmo Adams. Doutor em Educação com Pós-doutorado em Educação Popular na América Latina pela Unisinos. Mestre em Serviço Social pela PUCRS. Especialização em Cooperativismo pela Unisinos.  Especialização em Educação Popular pela Unisinos. Graduação em Filosofia pela Unisinos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, na linha de pesquisa “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias”. Atua como professor no Mestrado e Doutorado em Educação e no Curso de Pedagogia e disciplinas de Humanismo comuns aos demais cursos. CV: http://lattes.cnpq.br/7293725605745367

Publicado

2013-10-14

Número

Sección

Economía Social y Solidaria: contribuciones teóricas