Piracema: uma metáfora para o microempreendedorismo associativo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/1308Resumo
O artigo analisa algumas das condições de emergência de grupos empreendedores e associativistas e alguns requisitos para sua efetivação, alicerçados na solidariedade e na eficiência. A pesquisa baseou-se em visitas a instituições de apoio ao microempreendedorismo e a empreendimentos associativos em zonas rurais e urbanas, dentre os quais: três do segmento de coleta e triagem de resíduos recicláveis, três do segmento rural e dois do segmento de microempresas. Concluiu-se que a melhoria das condições de vida dos empreendedores associados e o desenvolvimento de competências relacionais e para o enfrentamento das dificuldades, foram conquistas relevantes das comunidades visitadas. No contexto pesquisado, a organização em espaços coletivos de trabalho tem se apresentado como fator que possibilita aos empreendedores deixarem de ser presas fáceis de um sistema de crescimento econômico desigual e predatório, para transformarem-se em protagonistas de um modo mais solidário e sustentável de produzir e de viver, nadando contra a corrente do capitalismo globalizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.