Novos Movimentos Sociais Economicos: Economia Solidária E Comércio Justo
DOI:
https://doi.org/10.4013/1106Resumo
O artigo objetiva compreender o que são os "novos movimentos sociais econômicos" e qual o papel destes diante do avanço da economia de mercado. Fazendo uso de elementos teóricos da "nova sociologia econômica" e da teoria dos "novos movimentos sociais", analisa-se a constituição e o potencial destes movimentos. Como as teorias sociológicas contemporâneas colocam o conflito cultural como central, ganha relevância em nossa análise a possibilidade de transformação sociocultural produzida pelos movimentos. Neste aspecto, algumas transformações promovidas já são evidentes: no terreno dos valores ganha respaldo a solidariedade, o reconhecimento, a cooperação, o igualitarismo; a organização da produção pode basear-se no trabalho cooperativo e na autogestão; o consumo pode dar-se em bases onde o lucro ou o menor preço não sejam os únicos interesses das relações comerciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.