Primeiro registro de peixe anual endêmico de ambiente semiárido no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.07Resumo
Estudos que enfocam a biologia de peixes anuais ainda são escassos e, no caso de espécies ameaçadas, são necessárias pesquisas, bem como a adoção de medidas de proteção para essas populações. Apresenta-se, neste trabalho, o primeiro registro de Hypsolebias antenori (Cyprinodontiformes: Cynolebiidae) em poças temporárias do Lajedo de Soledade, localizado em uma região semiárida, no Nordeste do Brasil. Cinco indivíduos (dois machos e três fêmeas) foram capturados em três piscinas temporárias em maio de 2017. Para a captura, foi utilizada uma peneira (50 x 50 cm) com 4 mm de tamanho de malha. Os machos apresentaram comprimento total variando de 3,5 a 4,7 cm (média: 4,1 cm) e amplitude de massa corporal entre 0,38 a 0,94 g (média: 0,66 g). As fêmeas tinham comprimento total de 3,5 a 3,9 cm (média: 3,67 cm) e amplitude de massa corporal de 0,55 a 0,70 g (média: 0,64). Considerando que a área de coleta é um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, essa espécie endêmica da Caatinga demonstra a importância da conservação do meio ambiente e serve para apoiar a preservação da área atual que não é reconhecida e registrada como patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: Carste, Formação Jandaíra, Caatinga, poças temporárias, Cynolebiidae, Hypsolebias antenori.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.