Interações entre formigas atendentes, afídeos dos cítricos e joaninhas em plantas de Citrus sinensis
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.132.08Resumo
As formigas atendentes aumentam a sobrevivência e a reprodução das colônias de afídeos, principalmente pela proteção contra os inimigos naturais. Entretanto, são raros os trabalhos que avaliam o efeito das formigas atendentes diretamente sobre os indivíduos sem a presença de outros organismos. Neste artigo, é feita uma revisão dos principais trabalhos que avaliaram o efeito da formiga atendente Camponotus punctulatus (Formicidae) sobre o pulgão Toxoptera citricidus (Hemiptera: Aphididae) mantido em plantas de Citrus sinensis (Rutaceae) na ausência de inimigos naturais. Também foi avaliado o comportamento dessas formigas na presença de adultos e imaturos de Cycloneda sanguinea (Coleoptera: Coccinellidae) em plantas de Poncirus trifoliata. O aumento da fecundidade média e diária de pulgões atendidos nos primeiros dias tem papel importante no crescimento populacional. Neste trabalho, observamos que o comportamento dos afídeos (T. citricidus) é semelhante independentemente do seu sexo e do tamanho das colônias de formigas (C. punctulatus), sendo que as larvas de joaninhas (C. sanguinea) são mais toleradas do que os adultos das joaninhas nas colônias de pulgões.
Palavras-chave: sobrevivência, fecundidade, tabela de vida, crescimento populacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.