Diversidade de Scolytinae (Coleoptera: Curculionidae) em diferentes paisagens no norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.131.02Resumo
Assembleias de besouros da subfamília Scolytinae foram estudadas em gradientes de habitats que variam de floresta primária a secundária, plantações de cacau e pastagens no bioma Amazônia. A amostragem foi realizada durante o ano de 2015, nos meses de fevereiro/março (estação chuvosa), junho (estação intermediária) e setembro/outubro (estação seca). Um total de 4.534 Scolytinae foi capturado, compreendendo quatro gêneros e nove espécies. As espécies mais abundantes foram Xyleborus affinis e Xyleborus volvulus, representando aproximadamente 34% e 31% da abundância total, respectivamente. As espécies de Scolytinae em geral mostraram sazonalidade e maior abundância e riqueza em regiões com maior cobertura de serapilheira.
Palavras-chave: Amazônia, estudos de biodiversidade, preferência de habitat, insetos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.