Influência meteorológica em população de Sula leucogaster (Aves, Sulidae) do Arquipélago de Moleques do Sul, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.121.07Resumo
O Arquipélago de Moleques do Sul apresenta grande importância para aves marinhas na costa brasileira, sendo um sítio reprodutivo de várias espécies. Para os atobás (Sula leucogaster), esse arquipélago representa o limite austral das colônias reprodutivas. Com o objetivo de verificar a influência de fatores ambientais no número de adultos e ninhegos de Sula leucogaster, foram coletados dados populacionais dessa espécie para comparação com dados climáticos da região. Sete modelos de regressão múltipla foram gerados para confrontar dados de sexo, idade, número de ninhos e indivíduos, bem como mortalidade de adultos e filhotes, com dados de temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, pressão atmosférica reduzida ao nível do mar e velocidade do vento. Os resultados demonstraram que o número de adultos esteve relacionado de forma positiva com a velocidade média do vento e negativa com a pressão atmosférica. A pressão também influenciou negativamente o número de filhotes, enquanto o número de ninhos foi afetado negativamente pela velocidade média do vento. A mortalidade de adultos e filhotes não pôde ser explicada pelas variáveis analisadas. As correlações encontradas neste trabalho corroboram informações presentes em literatura para outros trabalhos com aves marinhas em ilhas.
Palavras-chave: atobá, clima, ilhas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.