Cystolepiota SINGER (Agaricales) na Amazônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (Brasil) e Tucumã (Argentina)
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.121.06Resumo
O gênero Cystolepiota, pertencente à família Agaricaceae, é diferenciado dos demais gêneros da família principalmente por possuir esporada branca a creme e camada cortical do píleo constituída de células esféricas geralmente organizadas em cadeias curtas a longas, sendo a superfície do píleo fortemente pulverulenta em algumas espécies. Este trabalho apresenta o estudo de 14 espécies do gênero Cystolepiota citadas para o Brasil e para Tucumã, na Argentina, tendo sido realizado a partir da análise de exsicatas depositadas em herbários e, também, através da busca de dados na literatura. Sete espécies de Cystolepiota, a saber, C. albogilva Singer, C. amazonica Singer, C. marthae Singer, C. potassiovirens Singer, C. seminuda (Lasch) Bon, C. sistrata (Fr.) Singer ex Bon e Bellù e C. violaceogrisea (Rick) Singer, já foram citadas para o Brasil. Cinco espécies, C. australis Singer, C. adulterina (F.H. Møller) Bon, C. brunneotingens Sing, C. constricta Singer e C. rubra Singer, foram citadas exclusivamente para a Argentina. Adicionalmente, C. rosea Singer foi citada para Argentina e Chile e C. luteifolia Singer foi descrita para o Peru. Para essas espécies, são apresentadas ilustrações dos caracteres micromorfológicos e uma chave artificial de identificação baseada nos espécimes examinados e na descrição original.
Palavras-chave: Agaricomycetes, Agaricaceae, taxonomia, diversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.