Veredas da região sudeste: peculiaridades florísticas e estruturais e situação de conservação
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.07Resumo
As veredas são comunidades higrófilas associadas a solos hidromórficos em áreas de nascentes, e apresentam importância singular para a manutenção hídrica e da diversidade biológica no bioma Cerrado. No norte de Minas Gerais, as veredas possuem estrutura e composição florística consideravelmente mais complexa do que as veredas localizadas em outras partes do Brasil central, dentro do mesmo domínio fitoecológico. Porém, são áreas pouco estudadas e que sofrem diversos impactos ambientais, que podem descaracterizá- las, antes mesmo que elas sejam conhecidas. No presente trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual foram abordados a idade e o desenvolvimento da vegetação das veredas do Brasil central e do norte de Minas Gerais. São discutidos, ainda, a situação de conservação e a importância dessas áreas para o bioma. Assim, concluiu-se que as veredas norte mineiras são mais antigas do que as veredas do Brasil central, podendo estar em um estágio mais avançado de sucessão ecológica. No entanto, muitos fatores podem influenciar a composição florística e a estrutura dessas comunidades vegetais, sendo necessários mais estudos envolvendo os processos ecológicos em veredas para que essa questão seja elucidada.
Palavras-chave: análise palinológica, estrutura da vegetação, sucessão ecológica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.