Chlorophyllum Massee e Macrolepiota Singer (Agaricaceae) em área do bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.04Resumo
Este trabalho relata a ocorrência de espécies de fungos dos gêneros Chlorophyllum Massee e Macrolepiota Singer, este último ainda não registrado para São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil. A área de estudo está localizada no Bioma Pampa, sendo as coletas realizadas entre abril de 2011 e maio de 2012. Os resultados indicam que a micobiota da área é representada por cinco espécies, como segue: Macrolepiota gracilenta (Krombh) Wasser, Macrolepiota fuligineosquarrosa Malençon, Macrolepiota procera (Scop.) Singer, Chlorophyllum rachodes (Vittad.) Vellinga e Chlorophyllum molybdites (G. Mey.) Massee. Dessa forma, são apresentadas chaves para a identificação dessas espécies e registradas duas novas ocorrências de Macrolepiota, respectivamente, para o Brasil e Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: micodiversidade, taxonomia, Basidiomycota.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.