Enraizamento de estacas de Miconia (Melastomataceae): alternativa para produção de mudas para a restauração ecológica
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.103.05Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de enraizamento de estacas obtidas de diferentes partes de plantas de duas espécies de Miconia (Melastomataceae) como alternativa à produção de mudas para a restauração ecológica. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três tratamentos por espécie (T1-Apical do ramo, T2-Basal do ramo e T3-Radicular), cada um composto de 10 estacas, com três repetições. Após 122 dias, 57,8% das estacas de M. ibaguensis enraizaram, com maior percentagem para T3 (86,7%) e T1 (60%). Para M. albicans, após 134 dias, o enraizamento foi de 6,7%, com maior percentual para T1 (13,3%). A produção de biomassa total foi maior no T2 para ambas as espécies. O comprimento da maior raiz não se diferenciou entre os tratamentos para as espécies estudadas. A taxa de enraizamento de M. ibaguensis mostrou que é possível usar a técnica de propagação via estaquia para essa espécie, e seu uso pode ser promissor no sentido de favorecer as fases iniciais do processo de restauração pelas suas características, necessitando, ainda, o teste de validação em campo. Para M. albicans, seria interessante avaliar outras estratégias, para melhorar a taxa de enraizamento.
Palavras-chave: Mata ripária, propagação vegetativa, estaquia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.