Predação de ninho artificial em transição de Amazônia e Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.102.06Resumo
O efeito de borda na predação de ninhos artificiais é o foco de várias pesquisas em diferentes escalas e paisagens. Conduzimos um experimento para avaliar se existe algum efeito da borda na predação em fragmentos florestais na transição entre o Cerrado e Amazônia. Adicionalmente, verificamos se existe alguma diferença neste efeito para áreas protegidas e perturbadas. Em uma região onde a paisagem natural está continuamente sendo transformada em plantações, especialmente a soja, verificamos que a predação de ninhos artificiais é significativamente maior na borda do que no interior do fragmento. No entanto, não houve diferença entre os fragmentos preservado e perturbado. Com o aumento do processo de fragmentação, e com a consequente criação de mais habitats de borda, várias espécies de aves terrestres podem se tornar extintas. É necessário entender os fatores responsáveis por esse efeito de borda na predação de ninhos para que sejam desenvolvidas estratégias de conservação para espécies ameaçadas.
Palavras-chave: Floresta Amazônica, áreas perturbadas, paisagem, áreas conservadas, cultivo de soja.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.