Aspectos da distribuição de Mimosoideae (Fabaceae) arbóreas no planalto de Santa Catarina, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.102.03Resumo
O planalto catarinense, no sul do Brasil, abriga a Floresta Estacional Decidual e a Floresta Ombrófila Mista, ambas submetidas a intensas pressões antrópicas, o que pode influenciar na distribuição e na conservação de algumas espécies. Este estudo teve como objetivo comparar a distribuição das espécies arbóreas de Mimosoideae (Fabaceae) nesse planalto, baseando-se em dados atuais do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina – IFFSC e na coletânea da Flora Ilustrada Catarinense – FIC, cujos registros abrangem o período de 1950 a 1970. Analisou-se, através de teste estatístico binominal de duas proporções, a distribuição geográfica de 17 espécies de Mimosoideae, utilizando as informações provenientes de 221 unidades amostrais do IFFSC e de 124 da FIC. Mapas da distribuição atual de cada espécie foram elaborados a partir das informações do IFFSC. Comparando os dados atuais com aqueles de 1950 a 1970, constatou-se que 29,41% das espécies estudadas alteraram sua distribuição geográfica e que 70,59% mantiveram suas proporções de ocorrência no planalto catarinense. A análise mostrou-se menos precisa em relação às espécies raras das fitofisionomias analisadas. Apesar das diferentes metodologias utilizadas nas amostragens, considera-se que o método estatístico aplicado minimizou as diferenças, contribuindo para verificar mudanças no padrão de distribuição das espécies de Mimosoideae nas últimas décadas.
Palavras-chave: Floresta Atlântica, inventário florestal, mapa de distribuição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.