Assembleia de ermitões nas proximidades de ilhas costeiras do sudeste do Brasil

Autores

  • Israel Fernandes Frameschi NEBECC, Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos. Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, Rubião Junior, s/n, 18618-000, Botucatu, SP, Brazil.
  • Luciana Segura de Andrade Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências. Distrito de Rubião Junior, s/n, 18618-970, Botucatu, SP, Brazil.
  • Fabiano Gazzi Taddei Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
  • Vivian Fransozo Departamento de Ciências Naturais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Lissandra Corrêa Fernandes-Goés Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2014.91.02

Resumo

Uma variedade de fatores ambientais pode limitar a permanência de ermitões no ambiente, sendo que alguns índices ecológicos podem revelar as condições da assembleia. Este trabalho avalia a assembleia de ermitões em duas ilhas adjacentes a regiões com atividade pesqueira. Os ermitões foram coletados mensalmente nas ilhas das Couves e do Mar Virado, pertencentes ao litoral sudeste brasileiro, no período de janeiro a dezembro de 1998. Fatores ambientais também foram registrados mensalmente. Índices ecológicos como riqueza, diversidade, equidade e dominância foram calculados. As características ambientais foram diferentes entre as ilhas, o que pode explicar as diferenças na composição de espécies entre os locais. A abundância de indivíduos foi significativamente maior na ilha das Couves, a qual apresenta, segundo a análise de correspondência canônica (CCA), menores oscilações em suas variáveis ambientais. O teste de Monte Carlo (P < 0.05) confirmou a robustez da CCA, evidenciando uma forte correspondência entre as espécies de ermitões, temperatura de fundo e superfície e teor de matéria orgânica. A presença de fêmeas ovígeras ao longo do ano também aponta as áreas como propícias à reprodução. Desta maneira, os resultados permitem concluir que a heterogeneidade dos ambientes permite o estabelecimento de diferentes espécies de ermitões, influenciando a riqueza de espécies e a abundância de indivíduos no ecossistema local. Tal condição propicia o estabelecimento de comunidades bentônicas distintas nas ilhas estudadas.

Palavras-chave: Diogenidae, Paguridae, diversidade, abundância, análise multivariada, Dardanus insignis, Loxopagurus loxochelis.

Biografia do Autor

Israel Fernandes Frameschi, NEBECC, Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos. Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, Rubião Junior, s/n, 18618-000, Botucatu, SP, Brazil.

Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, Rubião Junior, s/n, 18618-000, Botucatu, SP, Brazil.

Luciana Segura de Andrade, Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências. Distrito de Rubião Junior, s/n, 18618-970, Botucatu, SP, Brazil.

Fabiano Gazzi Taddei, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Vivian Fransozo, Departamento de Ciências Naturais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Lissandra Corrêa Fernandes-Goés, Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

2013-11-08

Edição

Seção

Artigos