Assembleia de ermitões nas proximidades de ilhas costeiras do sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.91.02Resumo
Uma variedade de fatores ambientais pode limitar a permanência de ermitões no ambiente, sendo que alguns índices ecológicos podem revelar as condições da assembleia. Este trabalho avalia a assembleia de ermitões em duas ilhas adjacentes a regiões com atividade pesqueira. Os ermitões foram coletados mensalmente nas ilhas das Couves e do Mar Virado, pertencentes ao litoral sudeste brasileiro, no período de janeiro a dezembro de 1998. Fatores ambientais também foram registrados mensalmente. Índices ecológicos como riqueza, diversidade, equidade e dominância foram calculados. As características ambientais foram diferentes entre as ilhas, o que pode explicar as diferenças na composição de espécies entre os locais. A abundância de indivíduos foi significativamente maior na ilha das Couves, a qual apresenta, segundo a análise de correspondência canônica (CCA), menores oscilações em suas variáveis ambientais. O teste de Monte Carlo (P < 0.05) confirmou a robustez da CCA, evidenciando uma forte correspondência entre as espécies de ermitões, temperatura de fundo e superfície e teor de matéria orgânica. A presença de fêmeas ovígeras ao longo do ano também aponta as áreas como propícias à reprodução. Desta maneira, os resultados permitem concluir que a heterogeneidade dos ambientes permite o estabelecimento de diferentes espécies de ermitões, influenciando a riqueza de espécies e a abundância de indivíduos no ecossistema local. Tal condição propicia o estabelecimento de comunidades bentônicas distintas nas ilhas estudadas.
Palavras-chave: Diogenidae, Paguridae, diversidade, abundância, análise multivariada, Dardanus insignis, Loxopagurus loxochelis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.