Reprodução de Hemiancistrus punctulatus Cardoso & Malabarba, 1999 (Siluriformes: Loricariidae) no sistema da laguna dos Patos: uma espécie de ambiente lótico frente às alterações provocadas por represamentos
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2011.63.10Resumo
Aspectos da biologia reprodutiva de Hemiancistrus punctulatus foram abordados, sendo realizadas amostragens de dezembro de 2000 a fevereiro de 2002, período antecedente à instalação de uma hidrelétrica no rio Forqueta, sistema da Laguna dos Patos. O período reprodutivo, determinado através da variação do Índice gonadossomático (IGS) e da frequência relativa dos estádios de maturação gonadal, ocorreu entre os meses de outubro e fevereiro. A fecundidade média absoluta encontrada foi de 130,33 ovócitos e a fecundidade relativa média foi de 2,75 ovócitos por grama de peso total da fêmea. A distribuição da frequência absoluta dos diâmetros dos ovócitos vitelinados revela que esta espécie possui desova total. A proporção sexual observada na população estudada foi de 1:1, com a tendência dos machos apresentarem maiores tamanhos que as fêmeas.
Palavras-chave: Peixes, sistema hidrográfico da Laguna dos Patos, Ancistrini.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.