A biologia e a ecologia das aves é um fator importante para explicar a frequência de atropelamentos?
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2011.63.07Resumo
O presente estudo investigou a morte de aves por atropelamento em um trecho sequencial de rodovias federais e estaduais ligando os municípios de Maringá e Guarapuava, ambos no estado do Paraná. Esse percurso é caracterizado por uma transição de paisagens. O principal objetivo da investigação foi relacionar os conhecimentos disponíveis acerca da biologia e da ecologia das espécies com a frequência de atropelamento em trechos similares ao longo da rodovia e nas diferentes épocas do ano. Para tanto, as aves atropeladas no período de fevereirode 2005 a julho de 2006 no percurso em questão foram coletadas e encaminhadas ao Laboratóriode Zoologia da Universidade Estadual de Maringá para identificação. Foram registradas 44 espécies pertencentes a 26 famílias e 11 ordens, com destaque para a ordem Passeriformes, que somou 59% das espécies. Dentre as características biológicas e ecológicas avaliadas, o tamanho corporal e o uso do habitat foram significativamente importantes em relação à frequência de atropelamentos nos trechos que continham muitos fragmentos florestais no entorno da rodovia. As espécies de pequeno porte e com algum grau de dependência de floresta foram mais frequentes em áreas com muitos fragmentos florestais no entorno. Por sua vez, espécies de grande porte e independentes de floresta prevaleceram em áreas cercadas pela agricultura e por campos. Apesar de não ter sido encontrado um padrão claro de sazonalidade, existe uma tendência de aumento na frequência de atropelamentos de aves na época da colheita de grãos.
Palavras-chave: avifauna, mortalidade em rodovia, ecologia de estradas, fragmentação.
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