Efeitos toxicológicos de ?-endotoxinas e ?-exotoxinas de Bacillus thuringiensis em ratos Wistar
Resumo
Bacillus thuringiensis é um entomopatógeno constituído de proteínas tóxicas, como as ?-endotoxinas específicas a insetos. Porém algumas subespécies podem produzir ?-exotoxinas inespecíficas e tóxicas aos vertebrados. Sendo assim, nessa pesquisa foram avaliados os efeitos toxicológicos de dois isolados de B. thuringiensis em ratos Wistar. Nos ensaios in vivo os animais foram tratados via oral com suspensões de 3.1010UFC/mL de B. thuringiensis aizawai e B. thuringiensis thuringiensis e sobrenadante. As fezes e o conteúdo estomacal dos animais foram coletados e analisados em SDS-PAGE (10%). Os dados das análises do conteúdo estomacal mostram fragmentos protéicos entre 151 e 28 kDa, sendo que as amostras fecais mostram apenas um rastro de peptídeos nos tratamentos, quando comparados à testemunha. As avaliações, realizadas sob estereomicroscópio, do estômago dos ratos tratados não mostraram alterações quando comparados com a testemunha. Esses resultados indicam que as toxinas, presentes nas duas subespécies de B. thuringiensis utilizadas nestes ensaios, podem ser degradadas pelas condições gastrointestinais dos animais e não apresentaram efeito tóxico, via oral, a essa espécie de mamífero, nas condições em que foram realizados os experimentos.
Palavras-chave: bactéria, toxinas, mamífero, toxocidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.