Relação entre peso do fígado, tamanho corporal e atividade reprodutiva em Atlantoraja cyclophora (Elasmobranchii: Rajidae: Arhynchobatinae) em águas oceânicas do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
Amostras de Atlantoraja cyclophora foram obtidas através de cruzeiros de pesquisa com arrasto de fundo na plataforma continental externa e talude superior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em profundidades entre 100 e 300 m. Para 459 indivíduos foram registrados o comprimento total, o peso eviscerado e o peso do fígado. Este último variou nos machos de entre 2.4 a 36 g e nas fêmeas de entre 2.4 a 65 g. As fêmeas tiveram fígados significativamente mais pesados que o dos machos em todas as classes de comprimento total. Nos machos, o índice hepatossomático variou de entre 1.5 e 3.5 e nas fêmeas de entre 0.53 e 4.95. O peso do fígado aumentou com relação ao o peso total segundo a relação LW=0.00065*TL2.648 nos machos e LW=0.00309*TL2.171 nas fêmeas.
Palavras-chave: cápsulas ovígeras, dimorfismo sexual, vitelo, estágios reprodutivos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.