Dieta de quatro espécies de pequenos mamíferos em fragmentos de floresta atlântica no sul do Brasil
Resumo
A composição da dieta de quatro espécies de pequenos mamíferos foi estudada no oeste do Paraná, sul do Brasil. Os animais foram amostrados durante o resgate de fauna ocorrido em outubro de 1998, durante a implementação da usina hidrelétrica de Salto Caxias. Os animais foram sacrificados logo após suas capturas. As análises foram baseadas nos tratos digestórios das espécies. As espécies Caluromys lanatus, Micoureus paraguayanus, Monodelphis sorex (Marsupialia) e Akodon paranaensis (Rodentia) se mostraram heterogêneas quanto à composição da dieta, tanto para itens animais quanto vegetais. Os cecos das quatro espécies tinham em geral uma menor proporção de insetos quando comparados às demais partes do trato digestório. No entanto, quando avaliado o volume consumido de cada item alimentar, os artrópodes foram mais importantes na dieta de três espécies de pequenos mamíferos do que frutos. Estes foram mais importantes para C. lanatus. A quantidade estimada de vegetais (sementes e estruturas vegetativas) foi muito mais importante para C. lanatus, principalmente no material retirado do ceco. Ressalta-se ainda a grande proporção de sementes inteiras tanto no trato digestório como nos cecos em todas as espécies estudadas, em comparação com a proporção de sementes predadas, evidenciando estas espécies como dispersoras de sementes. Monodelphis sorex parece ter uma dieta mais insetívora, por ser um pequeno mamífero cursorial, contudo há a evidência de frugivoria ou carnivoria para a espécie. Akodon paranaensis mostrou-se como insetívoro-onívoro, contudo frutos e presas vertebradas também foram consumidos, indicando também uma dieta oportunista. Caluromys lanatus foi classificado como a espécie mais frugívora, embora tenha consumido vertebrados. O hábito em geral insetívoro observado é freqüente em pequenos mamíferos neotropicais, com o consumo de vertebrados ou frutos de forma oportunista. A insetivoria, exceto para C. lanatus, e hábito alimentar oportunista parecem dominar entre os pequenos mamíferos estudados.
Palavras-chave: Micoureus paraguayanus, Caluromys lanatus, Monodelphis sorex, Akodon paranaensis, hábitos alimentares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.