Demandas e perspectivas para a Acarologia no Brasil
Resumo
São escassos os relatos científicos sobre demandas de pesquisa e perspectivas para a Acarologia no Brasil. Nesse trabalho, objetivou-se prospectar e caracterizar os estudos em acarologia já realizados e identificar as principais demandas presentes e futuras em pesquisas em acarologia no Brasil. Para alcançar tais objetivos, realizaram-se revisões bibliográficas das obras publicadas entre 1996 a 2006 e organizou-se o I Simpósio Brasileiro de Acarologia. Os estudos com ácaros de interesse médico-veterinário e agrícola compõem o maior número de artigos publicados, com destaque para as famílias Ixodidae, Tetranychidae e Phytoseiidae. Esses estudos foram realizados, principalmente, na região Sudeste do Brasil. Dentre as principais demandas levantadas, destacaram-se o treinamento de taxonomistas para identificação de espécies de importância agrícola e médico-veterinária, o levantamentos de novas espécies de ácaros predadores para emprego no controle biológico aplicado, o estudo do papel dos ácaros na ciclagem de nutrientes em ecossistemas e a mitigação dos impactos negativos advindos do uso de acaricidas sintéticos.
Palavras-chave: ácaros, ciência, tecnologia, pesquisa, ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.