Catálogo das famílias Piscicolidae, Ozobranchidae e Arhynchobdellida (Annelida, Clitellata, Hirudinea) da América do Sul
Resumo
Um catálogo das famílias de Americobdellidae, Cyclobdellidae, Cylicobdellidae, Erpobdellidae, Euhirudinea, Hirudinidae, Macrobdellidae, Ozobranchidae, Piscicolidae, Salifidae, Semiscolecidae e Xerobdellidae produziu 66 espécies nominais assinalados até o momento para a América do Sul. Do total, 86% desta fauna é endêmica para o continente sul-americano. Sinonímias e ocorrências detalhadas para a América do Sul são fornecidas. Esta é a primeira reavaliação da fauna de hirudíneos não-glossifonídeos da América do Sul em 26 anos. Um inventário deste grupo pouco estudado poderá ser importante de um ponto de vista aplicado. Sanguessugas têm um índice muito alto de endemismo na América do Sul, talvez sem paralelo em ambientes aquáticos. Estes organismos poderiam servir como um importante modelo para estudos ecológicos de ambientes aquáticos, particularmente como indicadores de qualidade ambiental.
Palavras-chave: biodiversidade, indicadores ambientais, sanguessugas, região Neotropical.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.