Densidade de teiús (Tupinambis merianae) e seu papel como predador de ninhos na ilha Anchieta, Brasil
Resumo
Mamíferos têm sido apontados como os principais predadores de ninhos em ilhas. Estudos recentes demonstram que serpentes arborícolas também são importantes predadores de ninhos em florestas tropicais. Este estudo apresenta dados sobre a densidade de Tupinambis merianae (teiús) na ilha de Anchieta (Ubatuba, SP) e seu papel como predador de ninhos. A densidade média de teiús na ilha foi estimada em 83 indivíduos/km2, 1,83 vezes menor que outra população bem conhecida (e.g., arquipélago de Fernando de Noronha). Em florestas chuvosas densas, a densidade estimada de teiús é de 20 indivíduos/ km2, e de 109 indivíduos/km2 nas abertas. A alta densidade de teiús pode ter sérias implicações na predação de ninhos. Na área estudada, 36% dos ovos artificiais utilizados no experimento foram “predados” por teiús. Assim, é fundamental monitorar a população de teiús na ilha Anchieta para garantir a sobrevivência de filhotes de pássaros que constroem seus ninhos no chão, em ilhas e, possivelmente, em fragmentos de florestas.
Palavras-chave: Teiidae, ilhas, ecossistemas insulares, predação de ninhos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.