Distribuição espaço-temporal das algas marinhas de uma laguna costeira do norte da Península de Yucatán, México
DOI:
https://doi.org/10.4013/5121Resumo
Este trabalho apresenta o primeiro estudo ficoflorístico efetuado na laguna costeira de Chelem, Yucatán, México. Foram coletadas amostras em oito sítios ao longo da laguna, em três estações do ano (estação de seca, de chuva e “Nortes”). Analisaram-se, espacial e temporalmente, a distribuição das espécies e os fatores ambientais, mediante uma análise dos componentes principais e determinou-se a similitude das estações e das épocas do ano mediante uma análise de conglomerados, usando o índice de Jaccard. Registrou-se um total de 54 espécies (35 da classe Rhodophyceae, 18 Chlorophyceae e uma Phaeophyceae). A família melhor representada foi Rhodomelaceae, com 19 espécies, sendo a maioria epífita. Com base na análise de componentes principais, a laguna foi dividida em três zonas, para fins de estudo: zona interna, zona média e zona externa. A maior riqueza de espécies (38 spp.) foi registrada na época de seca e a menor na época de “Nortes” (28 spp.). Espacialmente, a menor riqueza ocorreu na zona média (com características estuarinas) e a maior na zona externa, que corresponde à zona de desembocadura da laguna junto ao mar. A riqueza de algas foi maior no fundo da laguna que no mangue. O padrão de distribuição espaço-temporal muito provavelmente se deva à salinidade, já que é um dos fatores que apresenta maior variação entre as zonas. Cladophoropsis macromeres ocorreu em todas as épocas e em todas as zonas. Ainda que todas as espécies sejam novos registros para a laguna, duas [Ceramium brevizonatum var. caraibicum H.E. Petersen e Børgesen e Chondria capillaris (Hudson) M.J. Wynne] caracterizam novos registros para o Estado de Yucatán.
Palavras-chave: algas marinhas, distribuição, estacionalidade, laguna costeira, Península de Yucatán, México.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.