Crescimento, defesas e herbivoria em folhas jovens de Qualea parviflora (Vochysiaceae) em três diferentes habitats de Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.4013/4751Resumo
A herbivoria por insetos é fortemente influenciada pelas propriedades das folhas hospedeiras. No entanto, esta influência pode ser mediada por condições ambientais do habitat da planta. Neste estudo foram examinadas três características que podem influenciar a herbívora por insetos em folhas jovens de Qualea parvifl ora Mart. (Vochysiaceae), uma árvore comum do Cerrado brasileiro: taxa de expansão foliar, esclerofilia (rigidez foliar) e concentração de taninos. As taxas de herbívora foram medidas em quatro folhas intactas de cinco árvores em três diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado: “campo sujo”, “cerrado sensu stricto” e “cerradão”. A esclerofilia foi maior em Fevereiro enquanto altas concentrações de taninos ocorreram em Novembro. No entanto, não foi observada variação nas taxas de herbívora entre os meses e entre fisionomias. Uma tendência em maiores taxas de crescimento foliar foi observada em árvores ocorrentes no “cerradão” (1,03%) e no “cerrado” (1,04%) em comparação com as ocorrentes no “campo sujo” (0,86%). Maiores valores de esclerofilia, baixas taxas de expansão foliar e menor tamanho foliar foram observadas no “campo sujo”. Houve uma tendência em altas taxas de herbívora no “cerrado” (10,5%), onde as folhas apresentaram concentrações de taninos mais baixas (1,5%) que no “cerradão” (2,1%). As folhas jovens de Q. parviflora apresentaram maiores concentrações de taninos e menor dano por herbívora que folhas maduras. A área foliar final explicou 24% da variação da herbívora total. O tamanho das folhas e fatores nutricionais associados exerceram influências mais fortes na herbívora que a concentração de compostos de defesa em folhas jovens de Q. parviflora.
Palavras-chave: Cerrado, crescimento foliar, defesa de plantas, esclerofilia, idade foliar, savana neotropical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.