Entre “tornar-se historiador” e “ser orientadora”: a narrativa epistolar de Carlos Roberto Antunes dos Santos a Cecília Westphalen (1974-1976)

Autores

  • Daiane Vaiz Machado Universidade Estadual Paulista - UNESP, Franca/SP.

Resumo

Escrita de si e do outro, a narrativa epistolar é uma forma de dar-se a ver ao seu destinatário e um espaço de construção do interlocutor. Como observatório das sociabilidades, o pulular de nomes próprios e de instituições permite ao seu investigador estabelecer conexões, reconstituir redes de pertencimento e observar o funcionamento de microcosmos sociais. Este artigo se atém ao cotidiano de um historiador brasileiro em formação profissional. Do meio historiográfico parisiense, entre 1974-1976, Carlos Roberto Antunes dos Santos, durante o seu processo de doutoramento, correspondeu-se com Cecília Westphalen, sua colega docente na Universidade Federal do Paraná e orientadora de mestrado na mesma instituição. Com a narrativa epistolar, do ponto de vista do remetente, refletimos sobre o processo cognitivo de aprendizagem e produção, sobre a arquitetura das relações acadêmicas e sobre as estratégias sociais de circulação do conhecimento. Desejamos, assim, aproximar-nos de um modo de “tornar-se historiador” e sugerir um modo de “ser orientadora” em meados da década de 1970.

Palavras-chave: historiografia brasileira, historiografia francesa, narrativa epistolar, ofício do historiador, pós-graduação.

Biografia do Autor

Daiane Vaiz Machado, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Franca/SP.

Sou graduada em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/PR (2008), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis/SP (2016), cuja tese "Por uma ciência histórica: o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998" foi vencedora do Concurso de Teses, Dissertações e Monografias 2016, promovido pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTHH, na categoria História da historiografia brasileira. Atualmente desenvolvo projeto de Pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Franca/SP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. No âmbito da pesquisa histórica, insiro-me na área de História Intelectual, História da Historiografia brasileira e História do Paraná, tenho particular interesse em percursos intelectuais, narrativas de si, história do ensino superior no Brasil, recepção dos Annales no Brasil e circulação de práticas historiográficas.

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Publicado

2018-12-30