O serviço público de saúde no município de Araraquara. Do Posto Sanitário ao Health Training Center: análise de uma trajetória
Resumo
A interiorização dos serviços de saúde é um tema que tem despertado a atenção da investigação acadêmica a partir de alguns componentes ainda insuficientemente analisados, tais como a dinâmica estabelecida com instituições estatais, filantrópicas, assistenciais, presença de capitais internacionais, além dos arranjos locais. No contexto de tal diversidade, o município de Araraquara, no interior de São Paulo, foi um caso atípico e contava com serviços bancados pela municipalidade desde os primórdios da República. Outro diferencial foi a presença da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que, desde 1947, mantém na cidade o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA). O artigo analisa a trajetória dos serviços de saúde no município de Araraquara na primeira metade do século XX, abrangendo dois aspectos centrais: a criação do primeiro Posto Sanitário na década de 1920 e a fundação do SESA, na década de 1940. Para a realização do artigo, foram empregadas fontes recolhidas em arquivos nacionais e internacionais, relatórios do poder público municipal e estadual, além dos produzidos pela Fundação Rockefeller que permitem entender a trajetória dos serviços de saúde. Assim, a cidade de Araraquara representou uma experiência diferenciada quando comparada a outros municípios que sofreram a intervenção do poder estadual para organizar seus serviços de saúde. A cidade diferenciou-se por desenvolver serviços custeados em diferentes momentos pela própria municipalidade, contando com os financiamentos da Fundação Rockefeller, via Serviço Sanitário ou Secretaria de Saúde.
Palavras-chave: saúde pública, Fundação Rockefeller, Serviço Especial de Saúde de Araraquara.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.