Francisco Antônio de Sampaio: de cirurgião a homem de ciências (Vila de Cachoeira, Bahia, c. 1780)
Resumo
O presente artigo discute as práticas médicas e científicas de Francisco Antônio de Sampaio, cirurgião que atuava como médico e naturalista na Vila de Cachoeira, Bahia. Sampaio foi alvo de fiscalização do Protomedicato por extrapolar seu ofício de cirurgião. O artigo analisa a correspondência que Sampaio estabeleceu com a Academia das Ciências de Lisboa, entre 1783 e 1793, bem como os trabalhos manuscritos que enviou à instituição. Sua produção científica visava a sua afirmação como produtor de conhecimento e a sua inserção na República das Ciências lusa e brasileira.
Palavras-chave: história natural, Francisco Antonio de Sampaio, história da medicina, história da cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.