Expansão econômica em Cachoeira do Sul (RS), décadas de 1930-1940
Resumo
Nas décadas que se seguiram a 1930, o perfil demográfico brasileiro se transformou gradativamente, com a prevalência do urbano sobre o rural. O autoritarismo dos coronéis se transmudou em populismo, a economia de exportação primária e importação de bens manufaturados sofreu significativas mudanças com a incorporação paulatina de novas tecnologias, obrigando verdadeiras multidões a deixarem o campo rumo às cidades, provocando intensa desorganização no modo de viver de todos. Este artigo propõe-se analisar a expansão econômica tomando como espaço representativo o município de Cachoeira do Sul (RS) e no período de tempo delimitado às décadas de 1930 e 1940. Estruturado em três partes, na primeira analisa a economia cachoeirense, através da expansão da manufatura, principalmente vinculada à produção de arroz, do comércio e dos serviços e da logística dos transportes, como construção de estradas de rodagem e a utilização das vias férreas e do rio Jacuí como opções para escoar a produção. Na segunda, enfoca a cultura rízicola, as tecnologias empregadas no cultivo, como seleção de novas sementes e a ampliação da mecanização, e a organização da primeira Festa do Arroz em 1941. Na terceira parte procura entender as razões do crescimento menor quando comparado a outros municípios gaúchos. Conclui com perspectiva de Cachoeira do Sul ter assumido definitivamente seu perfil agrícola.
Palavras-chave: migração, expansão econômica, urbanização, Cachoeira do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.