A visualização da paisagem nacional: apreensões diversas da cor local em José de Alencar e Euclides da Cunha

Autores

  • Eduardo Wright Cardoso Professor de Teoria da História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Resumo

Conceito de largo emprego durante o século XIX, a cor local ainda carece de maior aprofundamento analítico. Referida frequentemente como um critério que legitima ou desautoriza obras literárias e historiográficas, a cor local, no entanto, não parece dispor de acepções mínimas ou teorizações abrangentes. O objetivo deste artigo é, pois, demonstrar a variabilidade semântica que compõe o conceito da cor local e, ao mesmo tempo, sugerir possibilidades para sua apreensão. Para isso, recorre-se a categorias como “retórica pictórica” e “conteúdo da forma” a fim de refletir sobre as implicações e efeitos do emprego da cor local a partir da segunda metade do século XIX. Estas noções permitem mapear e contrastar os empregos da cor local nas obras de dois autores importantes para a reflexão acerca da nacionalidade no período: Sonhos d’ouro (1872), de José de Alencar, e Os sertões (1902), de Euclides da Cunha. Como hipótese, sugere-se que, embora utilizando o mesmo conceito da cor local, Alencar e Euclides obtêm resultados diversos no projeto de delimitação e descrição da paisagem nacional.

Palavras-chave: cor local, José de Alencar, Euclides da Cunha, retórica pictórica, conteúdo da forma.

Biografia do Autor

Eduardo Wright Cardoso, Professor de Teoria da História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2012. Doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2016. Bolsista de PNPD na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2017. Professor de Teoria da História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2018-04-22

Edição

Seção

Artigos