Guerra do Paraguai e a unificação argentina: uma reavaliação
Resumo
O artigo relaciona a condução da guerra contra o Paraguai ao processo de centralização do Estado nacional argentino. A pesquisa centra-se na ascensão do partido Liberal-Unitário e na trama subsequente que trouxe diversas lideranças provinciais para a esfera centralizadora. A mobilização para o conflito contra o Paraguai acelerou o processo de unificação, ao subordinar as lideranças provinciais de forma mais consistente. Essa subordinação se deu através do recrutamento militar e da repressão às oligarquias dissidentes. Nesse sentido, a campanha contra o Paraguai constituiu tanto uma guerra externa como um complemento da longa guerra civil argentina.
Palavras-chave: Argentina, Unitários, Guerra do Paraguai, Nacionalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.