Trajetórias cruzadas: a experiência dos emigrantes italianos no Sul do Brasil
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as relações que foram construídas a partir da emigração dos operários da indústria de lã italiana na última década do século XIX e da construção de um lanifício localizado no interior da Colônia Caxias, no Rio Grande do Sul. A história desse grupo de emigrantes que parte do Norte da Itália, particularmente da Província de Vicenza, é desencadeada por uma série de cruzamentos sociopolíticos, que se entrelaçam em torno de acontecimentos históricos. A história do lanifício italiano Lanerossi, localizado em Schio, na Província de Vicenza, e a instalação do Lanifício São Pedro, no Sul do Brasil, são palco comum deste artigo, que identifica, por meio de processos migratórios, relações estabelecidas e construídas por um imaginário comum, que foi o lugar de partida. A pesquisa é de natureza descritiva e traz dados sobre esses emigrantes italianos, que construíram uma história comum entre esses dois países. O estudo inclui questões que envolvem o processo de modernização da indústria de lã na Itália, bem como a posição que os operários assumiram frente à economia do país, a unificação política e as condições de trabalho. As obras que deram suporte são de autoria de Giovanni Fontana (1985, 1986, 1995), Giorgio Roverato (1985), Sandra Pesavento (1985), Emilio Franzina (2001) e Nardello (2008). O estudo fez uso de fontes documentais que ajudaram a reconstruir a trajetória desses emigrantes, como cartas, correspondências, atas, relatos, estatutos.
Palavras-chave: emigração italiana, vila operária, migração histórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.