A linguagem política oitocentista: cartas, panfletos, versos e boatos no norte da América Portuguesa
Resumo
O texto procura discutir a ação das mensagens verbais e escritas divulgadas em Pernambuco no início do século XIX, principalmente antes e durante o movimento de 1817, difundindo ideias revolucionárias. Dada a emergência de uma sociabilidade, as novidades políticas eram espalhadas atingindo não apenas a elite letrada, mas a população, uma vez que esta, ao tomar conhecimento do teor das novidades, comentava e interpretava a seu bel prazer o conteúdo daquelas mensagens, gerando tumultos.
Palavras-chave: oralidade, sedição, escritos políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.