Transformações na oficina da história: o PIBID e a “variação de enredo” na formação de professores

Autores

  • Claudia Cristina da Silva Fontineles Universidade Federal do Piauí (UFPI) Departamento de História e Pós-graduação em Pós-Graduação em História do Brasil.
  • Marcelo de Sousa Neto Universidade Estadual do Piauí - UESPI Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí - PPGHB-UFPI

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como a criação e a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) repercutiu nos cursos de Licenciatura em História oferecidos nas Universidades Brasileiras, em especial nas duas públicas que oferecem este curso no estado do Piauí (Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí), à medida que ressignificou o lugar da docência durante a formação inicial, ao procurar romper com a dicotomia existente entre Universidade e Educação Básica e entre pesquisa e ensino. Devido a isso, argumentamos ser o PIBID o mais ambicioso Programa de incentivo à docência em nível de formação inicial implantado no país, e o qualificamos como uma “variação no enredo” da história do ensino de História no Brasil, uma vez que suas ações repercutem na própria oficina da História e em sua articulação com a sociedade, por meio do ensino que oferece, além de ter contribuído para formar professores-pesquisadores que sejam capazes tanto de desenvolver estratégias de ensino satisfatórias em relação às necessidades da Educação Básica como de se perceberem como produtores do conhecimento histórico ensinado. Para tanto, recorremos às fontes oficiais (leis, regulamentos e editais) que tratam da implantação e do acompanhamento desse Programa e a entrevistas com integrantes das primeiras equipes do PIBID, amparados em vasta bibliografia que trata do lugar institucional atribuído historicamente ao ensino e à formação de professores nos cursos de História no Brasil, além da metodologia da História Oral Temática.

Palavras-chave: história, ensino, formação de professores, PIBID, Piauí.

Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Departamento de História e Pós-graduação em Pós-Graduação em História do Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Pós-Graduaçào em História do Brasil e do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí.

Coordenadora de Áres de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES/Ufpi)

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí - UESPI Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí - PPGHB-UFPI

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Univeridade Federal do Piauí.

Coordenador de Área de História do PIBID/UESPI

Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil (UFPE), com Pós-doutorado em História do Brasil (UFPI). Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e História Política (UESPI). Graduação em História (UESPI) e Direito (UESPI).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê