Transformações na oficina da história: o PIBID e a “variação de enredo” na formação de professores
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir como a criação e a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) repercutiu nos cursos de Licenciatura em História oferecidos nas Universidades Brasileiras, em especial nas duas públicas que oferecem este curso no estado do Piauí (Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí), à medida que ressignificou o lugar da docência durante a formação inicial, ao procurar romper com a dicotomia existente entre Universidade e Educação Básica e entre pesquisa e ensino. Devido a isso, argumentamos ser o PIBID o mais ambicioso Programa de incentivo à docência em nível de formação inicial implantado no país, e o qualificamos como uma “variação no enredo” da história do ensino de História no Brasil, uma vez que suas ações repercutem na própria oficina da História e em sua articulação com a sociedade, por meio do ensino que oferece, além de ter contribuído para formar professores-pesquisadores que sejam capazes tanto de desenvolver estratégias de ensino satisfatórias em relação às necessidades da Educação Básica como de se perceberem como produtores do conhecimento histórico ensinado. Para tanto, recorremos às fontes oficiais (leis, regulamentos e editais) que tratam da implantação e do acompanhamento desse Programa e a entrevistas com integrantes das primeiras equipes do PIBID, amparados em vasta bibliografia que trata do lugar institucional atribuído historicamente ao ensino e à formação de professores nos cursos de História no Brasil, além da metodologia da História Oral Temática.
Palavras-chave: história, ensino, formação de professores, PIBID, Piauí.
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