Narrativas e cultura histórica na formação docente: o que dizem os estudantes de História?
Resumo
Este artigo analisa experiências e trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) através de memoriais descritivos, tendo como premissa identificar mecanismos de apropriações e produções de representações do passado na formação docente em História. Na pesquisa em ensino de História, as narrativas tornaram-se importante recurso para se compreender leituras e usos do passado que percorrem a formação de professores. A produção autobiográfica de iniciantes à docência possibilita identificar traços da cultura histórica forjados pelas condições sociais e culturais a partir de múltiplos lugares do fazer e ensinar História, o que implica considerar não apenas os instrumentos que favorecem, dão visibilidade e configuram, mas também os que silenciam, tensionam e dificultam a defesa pelo direito ao passado e de ser professor de História nas relações cotidianas dos estudantes.
Palavras-chave: narrativas, cultura histórica, formação docente, ensino de história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.