Narrativas e cultura histórica na formação docente: o que dizem os estudantes de História?

Autores

  • Fernando Perli Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Este artigo analisa experiências e trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) através de memoriais descritivos, tendo como premissa identificar mecanismos de apropriações e produções de representações do passado na formação docente em História. Na pesquisa em ensino de História, as narrativas tornaram-se importante recurso para se compreender leituras e usos do passado que percorrem a formação de professores. A produção autobiográfica de iniciantes à docência possibilita identificar traços da cultura histórica forjados pelas condições sociais e culturais a partir de múltiplos lugares do fazer e ensinar História, o que implica considerar não apenas os instrumentos que favorecem, dão visibilidade e configuram, mas também os que silenciam, tensionam e dificultam a defesa pelo direito ao passado e de ser professor de História nas relações cotidianas dos estudantes.

Palavras-chave: narrativas, cultura histórica, formação docente, ensino de história.

Biografia do Autor

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFGD)

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê