Amazônia, território em movimento: vidas precárias
Resumo
O artigo trata, inicialmente, da relevância do tema da “migração” na contemporaneidade e das implicações metodológicas do uso dessa categoria, bem como das abordagens que focalizam as estratégias e táticas utilizadas pelos agentes sociais em uma dimensão micro-histórica, sempre relacional, para pensar as mobilidades espaciais na Amazônia. Em seguida, analisa políticas governamentais para o desenvolvimento da região amazônica, nas quais se contextualizam os deslocamentos de trabalhadores pobres, submetidos à violência dos proprietários de terra e do Estado sob a ditadura militar, com apoio civil, legado político que se incorporará ao período da redemocratização. O texto finaliza com reflexões que situam os relatos e vivências dos trabalhadores em um quadro de aprofundamento da precarização e da vulnerabilidade das suas condições de vida, mas relatos que também revelam novas formas de resistência. Relatos de trabalhadores, documentação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e matérias de jornais são as fontes nas quais se apoiam as análises para o artigo, relacionadas com as pesquisas realizadas com base no tema central “trabalhadores e políticas de ocupação nos espaços na Amazônia”.
Palavras-chave: Amazônia, migração, deslocamentos sociais, relatos de trabalhadores, vidas precárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.