Histórias de vida e memórias familiares: entrevistas com netos de refugiados da II Guerra Mundial no Brasil
Resumo
Este artigo aborda entrevistas orais produzidas com descendentes de refugiados da Segunda Guerra Mundial que vivem no município de Guarapuava, estado do Paraná. Trata-se de membros de um grupo constituído por cerca de 2.500 pessoas, que se identificam como suábios do Danúbio – Donauschwaben –, os quais, no início da década de 1950, imigraram para o Brasil na condição de refugiados de guerra e se estabeleceram no referido município, onde fundaram a colônia Entre Rios. A análise enfoca as narrativas de três netos de imigrantes, nascidos na década de 1970, buscando problematizar como cada um constrói sua história de vida/familiar em relação com narrativas que constroem um determinado sentido histórico para os suábios na Europa e na colônia Entre Rios, e como conectam suas histórias de vida com as experiências de seus avós.
Palavras-chave: Suábios do Danúbio, História Oral, história de vida, geração, Colônia Entre Rios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.