Imigração alemã ao Brasil (século XIX) e Prússia: fronteiras permeáveis e diálogos entre história global e micro-história

Autores

  • Eduardo Relly Freie Universität Berlin Lateinamerika Institut Doutorando/Bolsista CAPES-DAAD

Resumo

O artigo seguinte reflete sobre as potenciais vantagens da incorporação e integração das perspectivas e abordagens da história global e micro-história para a pesquisa em imigração alemã no Brasil, particularmente durante o século XIX. Percebe-se que uma parte importante dos estudos em imigração alemã no Brasil não têm levado em devida consideração a dimensão europeia e global do fenômeno, aspectos centrais para se entender o processo de renegociação sociocultural ocorrido em território brasileiro. Através de um exame sucinto da sociedade e política da Prússia, percebe-se que esta comunidade estatal não pode ser absolutizada em termos nacionais – tampouco em termos puramente alemães. Pelo contrário, a Prússia apresenta uma história de grande mobilidade, particularismos regionais e diversidade cultural que atravessou e conectou o Atlântico no tempo das migrações; esse entendimento sugere outras categorias de definição dos atores migrantes. O uso predominante de literatura especializada – tanto aplicada quanto conceitual – e fontes documentais objetiva fundamentar o argumento de que as pesquisas em imigração alemã no Brasil se beneficiariam com uma agenda histórica integrada ao exame de processos sociais transnacionais, europeus e prussianos. Percebe-se, ademais, que os súditos prussianos atuavam e eram predominantemente regidos dentro de contextos institucionais e identitários locais/regionais. Isto possibilita uma pesquisa histórica que enfatiza sobretudo o micro, as estratégias e as redes de relacionamento dos atores. Mas, sobretudo, põe tal dimensão em perspectiva de um mundo já globalizado, móvel e fundamentalmente diverso.

Palavras-chave: imigração alemã ao Brasil, Prússia, Alemanha, história global, micro-história.

Biografia do Autor

Eduardo Relly, Freie Universität Berlin Lateinamerika Institut Doutorando/Bolsista CAPES-DAAD

Graduado em História pelo Centro Universitário Univates (Lajeado-RS) e Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela mesma Universidade. Desde 2015 realizo meu curso de doutorado na Universidade Livre de Berlim, precisamente no Instituto de América Latina sob a supervisao do Prof. Dr. Stefan Rinke.  Meu tema de pesquisa é a Imigração Alemã para o sul do Brasil a partir do século XIX, com um enfoque especial aos processos de ocupacao territorial de alemaes e descendentes na Mata Atlantica meridional. Sob este ponto de vista, dedico-me a escrever história ambiental (marcadamente história florestal), história agrária e história global. Meu projeto de pesquisa para Doutorado tem como título: "Imigracao alema e o Urwald no sul do Brasil: efeitos da (des)regulacao florestal e dos direitos de propriedade na devastacao (1850-1880)".

Downloads

Publicado

2016-09-14