O Ceará em linha reta: espaço e tempo na produção da moderna nação brasileira

Autores

  • Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis Professora Adjunto da Universidade regional do Cariri - URCA

Resumo

Este artigo analisa a tentativa de produção de um Estado moderno a partir da produção de estradas retas ou de uma articulação do espaço em questão, o território cearense, ao tempo moderno de nações ditas civilizadas no final do século XIX e início do XX. Aqui, importou refletir em torno das discussões empreendidas em documentos produzidos pelos poderes públicos, como os relatórios de Presidente de Província do Ceará, nos quais é possível perceber o esforço de modernização da província, mas também Relatórios de engenheiros, artigos de jornais que circulavam na referida província e memórias escritas de Rodolfo Theófilo, conhecido intelectual cearense. Neste estudo, foi enfatizado o caminho em que, mais tarde, seria implantada a Estrada de Ferro de Baturité, mesmo porque a análise do projeto dessa ferrovia, enquanto instrumento de modernização do Ceará (ou de invenção do Ceará em linha reta), é central para esta reflexão. Dessa forma, este trabalho evidencia como a administração pública e outros sujeitos (entre eles, engenheiros e intelectuais) recomendaram um projeto modernizador do território da província do Ceará com a construção de caminhos de chão e ferro.

Palavras-chave: história, modernização, espaço, tempo, ferrovia.

Biografia do Autor

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis, Professora Adjunto da Universidade regional do Cariri - URCA

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez

 

Atualmente, é Professora Adjunto no Departamento de História da Universidade Regional do Cariri - URCA e leciona no Curso de Graduação em História da URCA e no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. É Doutora em História, com área de concentração em História Social, pela Universidade Federal do Ceará, tendo defendido a Tese O Espaço a serviço do Tempo: a Estrada de Ferro de Baturité e a invenção do Ceará. Na pesquisa, tem enfoque no campo de História Social com estudos sobre as relações historicamente estabelecidas entre natureza e cultura, sobretudo no que concerne à expansão ferroviária no Ceará.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos