História, natureza e ética nos escritos de viagem de Ezequiel Martínez Estrada
Resumo
Este artigo oferece uma análise dos escritos de viagem do ensaísta argentino Ezequiel Martínez Estrada aos Estados Unidos. Martínez Estrada visitou o país em 1942 como parte de um programa cultural para estimular o contato com escritores da América Latina. Escreveu um diário de viagem com anotações sobre relações raciais, política e vida literária em várias cidades norte-americanas, incluindo Miami, Washington e Chicago. Depois de regressar para a Argentina, publicou um longo ensaio sobre os EUA. Esses textos apresentam algumas perspectivas diferentes sobre o assunto. Ambos, contudo, apresentam uma reflexão sobre a especificidade da formação histórica dos Estados Unidos e da Argentina, abordando vários pontos também presentes em Radiografía de la Pampa. O autor sugere que essas diferentes experiências históricas e a relação de cada uma com seu passado são questões fundamentais para entender a ética de cada uma dessas sociedades.
Palavras-chave: Ezequiel Martínez Estrada, Estados Unidos, Argentina, história, ética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.