Médicos para o interior, endemias rurais e desenvolvimento: o projeto da Faculdade de Medicina de Goiás em foco
Resumo
Em 1960 surgia, no interior do Brasil, a Faculdade de Medicina de Goiás. Representando o ápice da institucionalização da medicina goiana, sua constituição se beneficiou tanto de uma rede intelectual que envolveu numa mesma trama médicos do interior e cientistas renomados interessados nas doenças tropicais, quanto de um contexto favorável, no qual o ataque às endemias rurais estava em pauta. Consideradas óbices ao desenvolvimento, o combate a estas doenças assumiu importância e dimensão nacionais em meados do século XX, dando projeção ao grupo médico goiano que nelas se especializavam. Com o objetivo de formar médicos para o interior, a faculdade só saiu do papel devido ao estreitamento das relações políticas entre o presidente Juscelino Kubitschek e o então ex-governador José Ludovico de Almeida. Assim, com base nos artigos da Revista Goiana de Medicina, nas atas das reuniões da sociedade médica local e em depoimentos orais, enfatizo neste artigo o peso do interesse dos médicos goianos pelas doenças regionais no processo que levou à fundação da faculdade, a posição de destaque assumida por Francisco Ludovico de Almeida Neto na condução deste processo e a consolidação de uma tradição de pesquisas voltadas para as doenças tropicais, conduzidas no âmbito do Hospital das Clínicas e do Instituto de Patologia Tropical – unidades da Faculdade goiana de Medicina que se tornariam referências em âmbito nacional.
Palavras-chave: medicina goiana, endemias rurais, desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.