A oposição à ditadura brasileira no exterior através de charges e caricaturas (1964-1979)
Resumo
As imagens gráficas de humor podem contribuir sobremaneira para a compreensão do combate travado entre o Estado e as demais forças políticas cuja palavra foi limitada pela repressão estatal em períodos de “exceção”. Esse combate também foi travado no exílio, tornando as charges e caricaturas fortes armas de denúncia dos crimes cometidos pelos militares por meio dos periódicos internacionais. A partir de uma seleção de imagens de humor publicadas em Marcha e no Front Brésilien d’Information (FBI), o presente artigo busca analisar as contribuições da análise iconográfica de fontes gráficas para a compreensão da imagem da ditadura brasileira que a oposição – sobretudo por meio da ação dos exilados –, buscava divulgar no exterior.
Palavras-chave: humor gráfico, repressão, exílio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.