Os lugares preenchidos pela imaginação: a cena literária como desafio aos historiadores – Carpentier e "O reino deste mundo"

Autores

  • Fabiana de Souza Fredrigo Professora Associada da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.
  • Libertad Borges Bittencourt Docente (Associada II) de História da América na Faculdade de História da UFG - Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Alejo Carpentier, no romance O reino deste mundo, escrito em 1948, recorre ao realismo maravilhoso, em uma narrativa diegética, apresentando-nos personagens reais e ficcionais que se encontram em meio aos acontecimentos da luta pela liberdade na então colônia francesa São Domingos. Pretendemos buscar na ficção os fios da narrativa traumática da independência haitiana. Classificado como romance histórico, a leitura de O reino deste mundo redimensiona a história, na medida em que o romance nos permite vê-la acontecendo. Partindo dessa percepção, tencionamos explorar o projeto de escrita de Carpentier, que, segundo nossa compreensão, é uma proposta de deciframento da América.

Palavras-chave: história, literatura, América, cultura, Carpentier.

Biografia do Autor

Fabiana de Souza Fredrigo, Professora Associada da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.

Docente (Associada I) de História Contemporânea na Faculdade de História da UFG - Universidade Federal de Goiás. Atua no Programa de Pós-Graduação em História da instituição. Desenvolve pesquisa e orienta na área de História da América e História Contemporânea. Fez mestrado e doutorado na UNESP e pós-doutortado na USP. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação na UFG.

Libertad Borges Bittencourt, Docente (Associada II) de História da América na Faculdade de História da UFG - Universidade Federal de Goiás.

Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em História da instituição, orientando pesquisas na área de História da América e demais. Fez mestrado na UFG, doutorado na UnB e pós-doutorado na UFMG.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Artigos