Em se plantando, tudo dá: agricultura e diversidade produtiva (região das Missões, Rio Grande do Sul, 1828-1860)
Resumo
O presente artigo trata sobre as atividades agrícolas e a diversidade produtiva desenvolvidas numa região de abastecimento do mercado interno do sul do Brasil Imperial. O foco da pesquisa recai sobre a Vila de São Borja, localizada na região das Missões na fronteira oeste da província do Rio Grande de São Pedro. A análise de relatos coevos indica quais eram os principais gêneros agrícolas cultivados na região investigada. Por sua vez, o exame serial de inventários post mortem mostra que a agricultura esteve disseminada pelas unidades de produção independentemente de sua envergadura econômica. Além disso, os dados averiguados revelam que, em sua maioria, os estabelecimentos produtivos diversificavam sua produção, aliando atividades pastoris com a lavoura de alimentos, buscando, assim, vincular-se a mais de um circuito comercial.
Palavras-chave: Brasil meridional, século XIX, história serial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.