Beribéri: doença misteriosa no Brasil Oitocentista
Resumo
Este artigo apresenta notícias sobre a incidência do beribéri no Brasil do século XIX. Responsável por tantas angústias, sofrimentos e mortes humanas – que fomentou notável avanço da ciência médica e da nutrição – tem carecido de atenção por parte dos historiadores. Apresenta resultados de pesquisa sobre casos dessa moléstia em Goiás e a sua relação com os hábitos alimentares locais. Embora a literatura médica do período não mencione ocorrências dessa mazela na região, a pesquisa documental tem comprovado que ela se manifestava de forma endêmica, e por vezes epidêmica, na região.
Palavras-chave: Beribéri, medicina, doenças, alimentação, Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.