Espaços públicos de vulgarização científica na capital imperial (1870-1889)
Resumo
No último quartel do século XIX, no Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, foram realizados conferências e cursos públicos que passaram a fazer parte do cotidiano da cidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar três grupos de preleções: as Conferências Populares da Glória, os cursos públicos do Museu Nacional e as conferências “Avulsas”, que não estavam inclusas nas categorias anteriores. Inicialmente, são apresentadas as dinâmicas de funcionamento de tais eventos; em seguida, analisam-se aquelas apresentações que trataram de temas relativos à ciência e, por fim, é empreendida uma discussão acerca daqueles espaços enquanto locais de sociabilidade letrada e científica.
Palavras-chave: conferências públicas, ciência, sociabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.