As relações diplomáticas entre Alemanha e Brasil, no período de 1937 a 1942
Resumo
O artigo aborda as relações diplomáticas, políticas e militares entre Alemanha e Brasi, no período de 1937 a 1942. A base documental foram os arquivos políticos, militares e diplomáticos existentes no Arquivo Nacional Alemão (Bundesarchiv), nos departamentos denominado de Reich (Abteilung Deutsches Reich) e militar (Abteilung Militärarchiv) e no Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (Auswärtiges Amt). Nesses arquivos estão os registros governamentais do III Reich, tornando possível compreender a relação da Alemanha com o Brasil. As relações diplomáticas, políticas e militares entre os dois países, nesse período, foram caracterizadas por descontinuidades, isto é, a política externa era guiada pelas circunstâncias e não por uma continuidade ideológica. A partir de 1939, quando se iniciou a guerra, também houve as interferências da realidade da guerra. Para a realização da pesquisa e o tratamento das fontes, buscou-se aporte teórico-metodológico na história política, na análise de discurso através da intertextualidade e nas discussões sobre relações exteriores.
Palavras-chave: relações exteriores, governo Vargas, III Reich.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.