Notícias tristes dos velhos amigos: a Alemanha pós-Segunda Guerra na correspondência de Henrique da Rocha Lima (1945-1950)
Resumo
O artigo explora a correspondência do cientista brasileiro Henrique da Rocha Lima com conhecidos alemães depois da Segunda Guerra. Tem em mira apresentar como as cartas registraram a percepção do colapso dos anos imediatamente posteriores ao conflito, bem como os dilemas e contradições dos governos estabelecidos pelas potências vencedoras. Nesse espaço de diálogo que desfia as tramas daquele contexto histórico, o brasileiro informou-se e analisou o percurso que partiu da penúria e destruição de 1945 e chegou a um território dividido, cada qual submetido ao regime político e ideológico das duas potências que passaram a disputar a hegemonia no cenário político mundial.
Palavras-chave: Henrique da Rocha Lima, correspondências, nazismo, pós-guerra, guerra fria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.